... Jaqueta AG

(Proteção para estacas em concreto armado/protendido revestidas com tubo metálico submetidas a variação da maré)

A Jaqueta AG é uma proteção galvânica própria para estacas metálicas ou entubadas que, de forma simples e econômica, elimina todos os problemas de instalação, promovendo a durabilidade desejada das estacas contra a corrosão. A proteção catódica (galvânica) é formada pelo estabelecimento de um fluxo de corrente elétrica gerada pelo metal anódico (FIO G), metal que ocupa posição superior ao aço na série galvânica. Quando conectado ao aço, imerso em um mesmo eletrólito, o FIO G fecha circuito elétrico, protegendo o aço. O fluxo de corrente formado, proveniente do FIO G polariza integralmente a superfície do aço. 
 
A JAQUETA AG é uma solução simples e eficiente, formada pelo FIO G, BARRA G, pela FITA DENSOFLEX e pela jaqueta plástica de proteção que, juntos, garantem um mínimo de 15 anos de proteção contra a corrosão na superfície do aço.
 
A JAQUETA AG é hoje o único sistema reconhecido por todos os Departamentos de Transportes (DOT) dos EUA para tratamento de corrosão em estacas metálicas marítimas, particularmente na crítica zona de variação da maré. As vantagens da JAQUETA AG são muitas:
  • Regulagem automática.
  • Auto-alimentação.
  • Não requer manutenção.
  • Não necessita serviços elétricos.
  • Facilmente instalada, mesmo em lugares remotos.
  • Excede qualquer prazo de garantia desejado.
JAQUETA AG é um sistema especial de proteção catódica, cujo anodo de sacrifício (FIO G) em seu interior só é consumido se as condições do processo de corrosão na superfície do aço solicitar ou desejar proteção. A JAQUETA AG funciona como uma simples bateria, programada para durar um mínimo de 15 anos. Uma vez instalada, o circuito é fechado, havendo, a partir daí, o fornecimento de energia elétrica normal entre o FIO G e a superfície do aço (ddp), com o sacrifício do primeiro. O sistema automaticamente ajustará a saída de corrente de acordo com a taxa de corrosão atuante na estaca, neutralizando as correntes de corrosão. Desta forma não haverá excesso de proteção. O sistema é adaptável tanto em seções quadradas como retangulares ou cilíndricas.

... Jaqueta AG

(Proteção para estacas em concreto armado/protendido revestidas com tubo metálico submetidas a variação da maré)

O sistema, construído com o FIO GALVÂNICO G envolvido com a FITA DENSOFLEX e protegida com jaqueta plástica, na maioria dos casos, não necessitade mão de obra especializada. A preparação das superfícies das estacas nãorequer nenhum tratamento especial, não implicando em qualquer interrupção narotina do tráfego da ponte ou píer. O sistema não acarreta sobrecarga à estaca.

A preparação necessária para receber a JAQUETA AG requer um mínimo de serviço, basicamente o trivial exigido em serviços de recuperação. A superfície da estaca, na região de variação da maré, deverá ser limpa removendo-se todas as incrustações. À seguir, é feito um hidrojateamento de areia de modo a remover as impregnações miúdas existentes na superfície do aço. Desta forma, ter-se-á uma excelente interface condutora para ativar o sistema.
Uma vez instalada a JAQUETA AG, não haverá qualquer necessidade de serviços de manutenção, eliminando-se, com isso, custos adicionais. No entanto, torna-se necessário que a JAQUETA AG seja monitorada de tempos em tempos, por exemplo, uma vez por ano, verificando-se os potenciais eletroquímicos.
A expectativa de vida ou a durabilidade da JAQUETA AG é regulada pelo fluxo de corrente do sistema e pela taxa de consumo de energia que a superfície do aço necessita. A taxa de corrosão da JAQUETA AG em ambientes costeiros é lenta, razão pela qual se estabelece planos de garantia superiores a 15 anos para a performance da JAQUETA AG, conforme estabelecido pelas especificações do FHWA (Federal High Way Admnistration) e do DOT dos EUA.